O livro “Trilhando os 30 anos da SMS Natal”, que fala sobre o longo caminho percorrido pela Secretaria Municipal de Saúde, desde a implantação do Sistema Único de Saúde no País, que municipalizou e universalizou este serviço para a população, foi lançado na noite desta quarta-feira, (02), no Solar Bela Vista. O prefeito Carlos Eduardo esteve presente ao lançamento, no Solar Bela Vista, Centro, juntamente com vários ex-secretários, servidores e demais autoridades.
O livro marca os 30 anos da Secretaria Municipal de Saúde instalada pela gestão municipal do então prefeito Garibaldi Alves Filho, em janeiro de 1986, sendo Natal uma das pioneiras no país a ter a sua pasta própria para gerir as novas demandas da saúde pública que surgiam com o advento do Sistema Único de Saúde que já se desenhava e teve sua lei, a nº 8.080, publicada em 1990.
“Parabenizo esta iniciativa, porque a gente precisa guardar essa memória, de uma secretaria, de um setor tão importante e fundamental à vida de qualquer sociedade, de qualquer cidade. É importante perpetuar essa história porque é dessa forma que a gente vai contar a história de Natal”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, sobre a iniciativa das servidoras Terezinha Rego, Saudade Azevedo, atuais secretárias adjuntas da SMS, e Giovana Goes, em fazer esse registro sobre a evolução da saúde pública de Natal.
“Devemos homenagear todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, aos que que já se foram e aos que continuam construindo essa bela história. Digo isso porque sei da importância do serviço da SMS na assistência às pessoas da cidade”, disse o prefeito Carlos Eduardo, frente às exigências da população pela eficiência dos serviços nesta área.
O atual secretário de Saúde de Natal, médico Luiz Roberto Fonseca, falou sobre a importância desta iniciativa. “Entendemos que para as comemorações dos 30 anos do SUS em Natal, aquilo que nós temos de mais importante, eram as pessoas. Que foram o alicerce e argamassa que uniram esses tijolinhos que resultou na assistência, na vigilância, na efetividade da prestação do serviço de saúde pública no município de Natal”, falou. O livro mostra como a secretaria nasceu, quem foi o prefeito que o fez, o primeiro secretário, quais ações e realizações ao longo deste período.
O livro “Trilhando os 30 anos da SMS Natal”, teve parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde, com uma tiragem de mil exemplares distribuídos entre pessoas da área e levados para bibliotecas públicas, unidades de saúde, para que a população tenha conhecimento desta história.
O ex-secretário municipal de Saúde, o primeiro a assumir a pasta em Natal, médico Ivis Bezerra, na noite de ontem, lembrou de como Natal teve que absorver essa demanda, recebendo do Estado quatro unidades de saúde distribuídas em quatro Distritos Sanitários. Segundo ele, um passo importante no momento de redemocratização do país, estendendo o atendimento de saúde para a população. “Antes da Secretaria, o atendimento de saúde em Natal era feito pelo antigo Iprevinat e apenas para servidores do Município”, lembra.
O senador Garibaldi Alves, que não pode se ausentar de Brasília, enviou mensagem parabenizando pelo feito do livro, como registro de importante momento da história da cidade, parabenizou a população como beneficiária dos serviços, e os servidores. Ele afirmou sentir orgulho de ter criado a pasta em sua gestão, de importante impacto de ação e prevenção à saúde.
Assumir essa demanda, com prazos estipulados pela Lei 8.080 não foi fácil, segundo a também ex-secretária de Saúde do Município, Aparecida França, atual presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal, que falou em nome de todos os 26 ex-secretários, por ter sido a que mais tempo ficou na pasta, entre 2003 e 2008. Em 1986 Natal tinha quatro unidades básicas de Saúde. Hoje, são 158 estabelecimentos e conta com mais de 11 mil profissionais atuando em seus quadros.
Os avanços, como implantação da primeira maternidade, a Leide Morais, no Distrito Sanitário Norte da cidade, um dos maiores da cidade, os projetos da Unidades de Pronto Atendimento, a criação do primeiro Hospital Municipal, readequação de 36 unidades de saúde para melhor atendimento, são alguns feitos do prefeito Carlos Eduardo em suas gestões.
Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-26614.html
Situado na Rua Tomaz Pereira - Lagoa Nova, Natal - RN, 59056-210, é composto de 11 unidades de saúde. contatos: 3232-8283/3232-8280 dsuldirecao@gmail.com
quinta-feira, 3 de agosto de 2017
Prefeitura lança livro sobre 30 anos de Secretaria Municipal de Saúde
Marcadores:
prefeitura de natal. lançamento.,
SMS,
trilhando os 30 anos da SMS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário