sábado, 15 de julho de 2017

Distrito Sanitário Sul realiza oficina do Plano Municipal de Saúde

Após uma série de reuniões realizadas nas últimas semanas, o Distrito Sanitário Sul (DS Sul) promoveu, nesta quarta-feira (12), a oficina de planejamento do Plano Municipal de Saúde.
 
Durante o encontro, que ocorreu no auditório da Universidade Potiguar (UNP) da Salgado Filho, foi apresentado o consolidado que mostrou os problemas e maiores dificuldades que profissionais das unidades de saúde e população assistida identificaram.

O evento pode contar com a participação de servidores, gestores e conselheiros locais que representaram os usuários dos seus bairros, a programação foi contemplada com o teatro de mamulengo realizado pelos próprios servidores da sede do distrito e apresentação do coral da Unidade de Saúde do Planalto Vida Livre.
 
O Plano Municipal de Saúde norteará as ações da SMS entre 2018 e 2021. Entre as metas que integram o PMS – levando o de 2014-2018 como exemplo - estão o acesso e fortalecimento da atenção básica e assistência especializada e redução de riscos e agravos à saúde da população.
 
O DS Oeste, DS Leste e o DS Norte II também já realizaram suas oficinas.





Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-26463.html

Distrito Sanitário Sul participa do “Dia da Saúde” em Shopping de Natal

Os distritos sanitários de Natal participam, constantemente, de ações de promoção à saúde em diversos locais e estabelecimentos comerciais e educacionais do município, levando orientações e conscientização às pessoas. Nesta terça-feira (11), o Distrito Sanitário Sul promoveu, em parceria com um shopping center do bairro de Capim Macio, o Dia da Saúde para os frequentadores do local.
 
Durante todo o dia, foram realizados testes rápidos de HIV/Sífilis, distribuição de preservativos e orientações sobre os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (ISFs) e também dicas nutricionais, voltadas para uma alimentação balanceada e saudável, como forma de prevenção à doenças e agravos.
 
A enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde do Distrito Sul, Eise Calafange, explicou que a parceria com o estabelecimento comercial surgiu após um convite deste à SMS, para a realização do evento. O objetivo foi levar orientações e cuidados básicos com a saúde, visando alertar as pessoas sobre prevenção e combate à doenças evitáveis.
 
A atividade, realizada das 9h às 17h, contou ainda com a participação de instituições como o Hemonorte, que fez a captação de doadores de sangue e de uma rede de farmácias, que ofereceu a realização de aferição de pressão arterial e testes de glicemia aos presentes.



Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-26458.html




Moradores da zona Sul de Natal recebem ação de promoção à saúde

Moradores da zona Sul de Natal tiveram, nesse final de semana, a oportunidade de utilizar uma série de serviços de saúde. O Distrito Sanitário Sul (DS Sul), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Unidade Básica de Saúde Jiqui (UBS Jiqui), realizaram uma ação na Igreja Batista, bairro de Neópolis.
Foram realizados testes glicêmicos, aferição de pressão, orientação nutricional, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação sobre as arboviroses, feitas pelo setor de educação do CCZ. Além disso, a população ainda teve a oportunidade de fazer agendamento em consulta médica na UBS Jiqui e também com o ginecologista da unidade. Ao todo, foram mais de 200 atendimentos.
O evento tem como objetivo levar para o 'extra-muro' os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, principalmente para aquelas pessoas que não têm tempo durante a semana para buscar atendimento médico.










Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-26447.html

Unidade de Saúde de Candelária intensifica ações de prevenção às hepatites virais

Como forma de intensificar as informações à população sobre a importância do diagnóstico precoce, a Unidade Básica de Saúde de Candelária realiza durante este mês, atividades de prevenção às hepatites virais em alusão a Campanha Julho Amarelo. Só na quarta-feira (05), foram realizados mais de 100 exames de teste rápido na unidade.
A equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e enfermeirandos da Faculdade Maurício de Nassau, está ofertando nas quartas, quintas e sextas-feiras, no período da tarde, os testes rápidos de Hepatite B, C, HIV/Sífilis. Além de distribuição de preservativos, vacinação, orientações sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, focando as hepatites virais e distribuição do laço amarelo simbolizando a campanha.
A enfermeira Andresa Xavier explica a importância das atividades de prevenção na unidade de saúde. “É de grande relevância a estratégia traçada pela Secretaria de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce das hepatites e assegurar o encaminhamento do paciente ao tratamento gratuito. Quanto antes, melhor para o paciente, porque diminui as formas de transmissão sexual, sanguínea ou vertical (de mãe para o bebê durante a gestação). Quando detectamos exames positivos, que é entregue com cerca de 30 minutos, já solicitamos os exames confirmatórios e encaminhamos ao tratamento médico na unidade de Candelária”.
JULHO AMARELO
Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado. Todos os anos, o mês de julho é marcado por mais uma mobilização da sociedade, com ações voltadas à prevenção dos diversos casos de hepatites.  





Fonte:https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-26423.html