quinta-feira, 21 de julho de 2016

Saúde na Feira” faz diagnósticos de hipertensão arterial e diabetes no Planalto

O projeto “USF Planalto em Ação: Promovendo Saúde na Feira”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS, teve mais uma edição nesta quinta-feira (21). O alto número de diagnósticos de hipertensão arterial e diabetes, duas doenças crônicas que podem levar a pessoa à morte, se não tratadas, chamou a atenção das equipes de assistência à saúde. A ação aconteceu na Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Planalto.

A médica da unidade, Leda Pandolphi, explicou que isso é muito preocupante porque revela o quanto os trabalhadores de feiras livres são mal cuidados quando se refere à saúde. Ela disse também que todos os pacientes diagnosticados passaram por consulta e avaliação médica, receberam medicação e foram encaminhados para acompanhamento com nutricionistas.

“Eles possuem cargas horárias extensas e, por isso, muitos não têm tempo de procurar um posto de saúde para a prevenção de doenças, e só procuram quando já estão muito doentes. Eles também não têm muitos cuidados com a saúde, não se alimentam direito e encontramos muitos doentes sem tomar as medicações recomendadas para cada caso. Felizmente, estamos conseguindo reverter isso aos poucos”.

O projeto é desenvolvido pelas equipes da unidade de estratégia de saúde da família do Planalto, no Distrito Sanitário Sul de Natal, com foco nos comerciantes e consumidores da feira livre do bairro e levando ações de assistência básica à saúde para a população local.

Entre as atividades desenvolvidas durante a ação, estão a atualização do cartão de vacinas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientações nutricionais, higiene bucal e atendimentos médicos e de enfermagem.






Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-24607.html

Unidade de Mirassol conclui grupo antitabagismo e cinco pessoas largam o vício

A Unidade Básica de Saúde de Mirassol, localizada no Distrito Sanitário Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Natal encerrou nesta quarta-feira (20), o curso antitabagismo da unidade com um saldo de cinco pessoas que venceram o vício de fumar.

Segundo a diretora da Unidade, Márcia Barreto, o grupo antitabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. “Desde o início dos cursos na unidade, já tivemos resultados bastantes positivos. Os ex-fumantes dão depoimentos, exemplificando a melhora na qualidade de vida, após participar do grupo da unidade”, destaca a diretora.

Em agosto, a Unidade abrirá uma nova turma. Os interessados já podem procurar a Unidade de Saúde de Mirassol ou entrar em contato pelo número 3232-8291.

A estratégia para o abandono do vício é realizada por meio de equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, farmacêutico e nutricionista, onde ocorre reunião semanalmente para ministrar palestras, orientações e tratamento com administração de medicamentos.

A enfermeira e ex-fumante Fátima Lira explica em seu depoimento os benefícios adquiridos após participar do grupo antitabagismo. “Fui fumante por muito anos. Fumava dois maços de cigarro por dia. Minha vida melhorou depois que fiz o tratamento na Unidade de Saúde de Mirassol. Já faz três e seis meses que estou curada desse vício. Estou muito bem agora, com mais qualidade de vida. Melhorou meu peso, minha pele e tenho mais disposição para exercer minhas atividades”.

Benefícios para quem parar de fumar
Dentre os benefícios para quem deixa de fumar, há alguns como, melhora a ansiedade; adquire saúde bucal; melhor desempenho sexual; pele mais saudável; melhora em 60% a fertilidade nas mulheres; melhora do cabelo; aumento da expectativa de vida, entre outros.




Fonte: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-24603.html

Moradores de Ponta Negra recebem ação de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), realizou nesta terça-feira (19) uma intervenção de emergência no combate ao Aedes aegypti no bairro de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. As ações de combate ao vetor, que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika, incluem inspeções às residências e vielas e a limpeza de terrenos baldios da região, por agentes de combate às endemias e servidores da unidade de estratégia de saúde da família do bairro.
A intervenção começou com um grande mutirão em diversas ruas e vielas da comunidade nesta terça-feira, com foco em terrenos abandonados ou baldios com grande concentração de lixo e descarte de materiais inservíveis. Agentes de limpeza da Urbana, agentes de combate às endemias do Distrito Sanitário Sul, servidores da unidade de saúde local e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) participaram da ação, que teve ainda orientação aos moradores para os cuidados básicos e necessários contra o mosquito.
Além das vistorias nas residências e vielas, os agentes de combate às endemias também orientaram a população sobre as formas de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika, para que eles contribuam nas ações desenvolvidas pela SMS na região, para prevenção do surgimento de focos do vetor.
“Nos reunimos para traçar estratégias de combate às arboviroses, que estão retornando no bairro. Precisamos nos unir para combater esse mosquito, por isso, nossas ações se estenderão até a próxima semana, quando está previsto a realização de um Dia D com uma grande caminhada para atrair a atenção dos moradores locais e o engajamento destes nas atividades a serem desenvolvidas nos próximos dias”, afirmou a enfermeira da unidade, Meine Alcântara.
Entre as atividades previstas, estão a colocação de placas solicitando a população que não deposite seus lixos e materiais inservíveis nos terrenos baldios ou no meio das ruas, reuniões com as pessoas que trabalham como carroceiros no bairro e retomar o encontro “Café com SUS” na unidade de saúde, para reunir os moradores e discutir com eles sobre o tema.




Fonte:https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-24595.html