quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Nova campanha de prevenção às DSTs e AIDS

Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha! Esse é o slogan da campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids do carnaval deste ano. 

Nas Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Sul será intensificado a distribuição de camisinhas, assim como orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis., conversas em sala de espera e palestras. Venha pegar a sua, previna-se!!

Fique Sabendo - - Um das mais bem sucedidas estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. Lançados em 2005, os testes são oferecidos em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos como festas e shows.

Nestas ações são utilizados testes rápidos, que fica pronto em cerca de 30 minutos, sendo necessária apenas uma gota de sangue. Os testes rápidos começaram a ser utilizados, em larga escala em 2005, quando foram distribuídos 509 mil unidades em todo o país. Em oito anos, a oferta cresceu 800%, com 4,7 milhões de testes distribuídos em 2013. O diagnóstico precoce é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de aids, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo. 


Dados Importantes - A epidemia de aids no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20 casos de aids a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano. Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. O não conhecimento da sorologia é hoje um dos desafios a serem enfrentados no combate à doença no país. Atualmente, estão em tratamento com medicamentos antirretrovirais, ofertados pelo SUS, cerca de 340 mil pessoas. 

O coeficiente de mortalidade por aids vem caindo no Brasil nos últimos 10 anos. Em 2003, era de 6,4 casos por cada 100 mil habitantes, caindo para 5,5 por 100 mil habitantes em 2012. Do total de óbitos por aids no Brasil, até o ano passado, 190.215 (71,6%) ocorreram entre homens e 75.371 (28,4%) entre mulheres.





Fonte: Agência Saúde 

Qual a diferença entre UPA e UBS?

Você sabe aonde ir quando está gripado? E quando seu filho está com febre, para onde o leva? Ao hospital do município? E se sua tia cair e fraturar a bacia, o que você vai fazer? Conheça melhor o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender, e saiba o que fazer em casos de emergência ou quando sintomas desagradáveis aparecerem.

Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), mais conhecidas como postos de saúde. O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar aos hospitais. Já para os casos de agravo, urgências, como acidentes, fraturas, infartos e AVCs, o paciente será encaminhado para alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).


UBS - As UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. Os postos costumam estar dentro dos bairros e abrangem uma determinada região, estão próximos de onde as pessoas trabalham, estudam e vivem. Têm o mais alto grau de descentralização e capilaridade no território nacional. As equipes das UBSs devem conhecer a realidade local e as pessoas que ali vivem.

As UBSs fazem parte da estratégia da Atenção Básica. Tal estratégia é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família(eSF) e outras modalidades de equipes de atenção básica, pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família(NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua e as de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa). Todas assumem a responsabilidade sanitária e o cuidado com as pessoas de determinada região, priorizando as necessidades de saúde mais frequentes. 





UPA - Já a UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência e está inserida na rede Saúde Toda Hora. É um serviço da alta-complexidade e está diretamente ligado ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na UPA, o paciente será apenas estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.

“Na UPA o paciente é estabilizado pelo clínico geral, que tem a disposição todo o equipamento de urgência. O paciente pode até ficar em observação um pouco, mas não fica mais que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação - um hospital - ou volta para a UBS onde continuará sendo assistido”, explica Laercio Gonçalves, da Coordenação-Geral de Urgências e Emergências (CGUE) do Ministério da Saúde.

Existem ainda dois tipos de hospitais. Os que dispõem apenas de internação e os que também têm pronto-socorro. A diferença principal da UPA para o pronto-socorro, segundo Laercio, é que a primeira é sempre 24 horas. “As UPAs desafogam o pronto-socorro dos hospitais”, comenta Laercio Gonçalves.

Fonte: Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Profissionais de saúde do Distrito Sanitário Sul são capacitados para a campanha de Vacina Contra HPV

Profissionais de enfermagem do Distrito Sanitário Sul receberam na tarde de hoje, no Distrito, orientações sobre a campanha de vacina para prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV), vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e transmissão vertical (de mão para o feto ou recém-nascido). Em Natal a primeira dose da vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, escolas privadas e escolas públicas a partir de 10 de março.

A vacina, que será dada pela primeira vez no Brasil e deverá entrar no calendário de vacinas anuais do Ministério da Saúde, é uma recomendação da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e segue um modelo adotado em vários países como Canadá, Suíça, México e Colômbia. Esse ano o slogan da campanha é “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”.

Segundo dados do Conselho Municipal de Saúde, o Papiloma Vírus Humano acomete 290 milhões de mulheres no mundo. Dessas, 32% são infectadas pelos tipos 16 e 18, presentes em 70% dos caos de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

O Conselho registra, ainda, que são verificados de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres, com surgimento de 15 mil novos casos anualmente.


Em Natal, a meta da campanha de vacinação será de imunizar 20.086 garotas entre 11 e 13 anos, número que corresponde a 80% da população alvo. A vacina não dispensa a realização de exames preventivos nem o uso de preservativos durante as relações sexuais.

No município, a vacina será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nas escolas, os pais ou responsáveis das garotas que serão vacinadas, deverão assinar uma carta de autorização para a realização da vacina. No entanto, caso a adolescente queria ser vacinada nas Unidades de Saúde não necessita dessa autorização, pois é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano será dada em três etapas, com a primeira dose em março, a segunda dose em setembro e a terceira dose daqui a 5 anos.

O treinamento dos profissionais de enfermagem do Distrito Oeste acontecerá amanhã pela manhã; e dos Distritos Norte 1 e 2, na sexta feira pela manhã.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18606.html

Unidades de Saúde começam a campanha de prevenção do Sarampo









Por recomendação do Ministério da Saúde, alguns estados do Nordeste participarão de uma campanha, que teve início no último dia 24 de fevereiro e que pretende imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra o Sarampo. Altamente contagiosa, o Sarampo é uma doença viral que já causou mortes nas cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE), atingindo, principalmente, crianças pobres, desnutridas, com hipovitaminose A ou imunodeprimidas.

Com o objetivo de interromper essa cadeia de transmissão, o município de Natal começou a ofertar hoje, nas Unidades Básicas de Saúde, a vacina contra o Sarampo. A campanha vai até 14 de março, com uma mobilização geral programada para o dia 12 de março.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, Solange Cruz, a meta é imunizar 95% da população alvo, o equivalente a 50.685 crianças, e aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de novos casos.

A doença

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade,que pode acometer crianças e adultos. A transmissão desta doença ocorre de uma pessoa para outra por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão do vírus do sarampo desde o ano 2000. Porém, em 2013 e 2014, o Ministério da Saúde registrou casos da referida doença na região Nordeste, o que justifica a realização da campanha nessa região.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) promoverá de 24 de fevereiro a 14 de março, a Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo para a área metropolitana dos estados da região Nordeste e Porto Seguro, na Bahia.
No Rio Grande do Norte, o Ministério da Saúde selecionou seis municípios que estarão participando da campanha: Natal, Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18608.html


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Provab seleciona 1.525 enfermeiros e dentistas


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, a relação de profissionais selecionados na edição deste ano do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Ao todo, 1.000 enfermeiros e 525 cirurgiões-dentistas vão atuar por um ano na atenção básica das regiões mais carentes do país, como o interior e as periferias dos grandes centros.
Com a iniciativa, a população de 310 municípios receberá dentistas e de 251 cidades contará com o reforço de enfermeiros. A região que concentrará o maior número de profissionais é o Nordeste, em que foram alocados 383 enfermeiros e 363 dentistas. Em seguida vem o Sudeste, que vai contar com 281 enfermeiros e 82 dentistas, e o Sul, 163 enfermeiros e 29 dentistas. Centro-Oeste e Norte receberão, respectivamente, 98 e 69 enfermeiros e 9 e 42 dentistas. A previsão é que os profissionais comecem a trabalhar nos municípios a partir de março.
“O Provab fortalece a formação de enfermeiros e dentistas porque, além de proporcionar uma vivência na atenção básica, oferece a esses profissionais oportunidade de cursar especialização nesta área. Com isso ganha também a população, que terá à sua disposição um profissional mais bem preparado e com mais experiência”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Esta é a segunda edição do Provab voltado à seleção de enfermeiros e dentistas. Os participantes recebem bolsa paga integralmente pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 2.976,26 e cursam especialização em atenção básica, tendo de cumprir 32 horas semanais de atividades práticas e oito horas semanais de atividades acadêmicas. O curso é ministrado na modalidade a distância pela Universidade Aberta para o SUS (UNA-SUS).
SELEÇÃO – Os enfermeiros participantes serão direcionados para o Programa Saúde na Escola em capitais, regiões metropolitanas e municípios com população superior a 100 mil habitantes. Já os cirurgiões-dentistas serão alocados em municípios com população rural e pobreza intermediária ou elevada dentro do Programa Brasil Sorridente, iniciativa do Governo Federal para promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.
Na seleção, tiveram preferência os candidatos que cursaram graduação no próprio estado onde deseja atuar, aqueles que obtiveram maior média registrada no histórico escolar e os que contam com menor tempo de formado, aqueles que se inscreveram com maior antecedência (horário de inscrição) e, por fim, o candidato com maior idade.
Além de enfermeiros e dentistas, o Provab conta também com a participação de médicos. Edital lançado em janeiro abriu as inscrições para profissionais de Medicina, que também atuarão por 12 meses em unidades básicas. Atualmente, há 3,3 mil médicos atuando em mais de mil municípios pela edição anterior do programa, de 2013, sob supervisão de universidades e hospitais de ensino.
Fonte: Agência Saúde/http://www.unasus.gov.br

Excesso de cafeína e açúcar traz prejuízos à saúde

De acordo com a nutricionista da CAS, a substância também causar dependência. “Quando a pessoa apresenta dor de cabeça, nervosismo, ansiedade e sonolência transitória quando não bebe o café como faz habitualmente, é possível dizer que o indivíduo é dependente da cafeína”, afirma.
Além do café, a substância é encontrada em outros alimentos e bebidas, como cacau, guaraná, refrigerantes, chá verde, chá preto, chá mate e chimarrão. Em geral, pode ser consumida por todos. “Só é contraindicada em algumas condições especiais, como na osteoporose, pois alguns estudos demostram que pode levar a uma maior excreção de cálcio, em casos de gastrite, já que a cafeína provoca aumento da secreção gástrica, e para crianças, que precisam aproveitar todo o cálcio ingerido na formação de ossos e dentes (a cafeína diminui a absorção do cálcio)”, aponta Nádia.
Outro alerta é para a quantidade de açúcar usada para adoçar o café. Não se pode esquecer que essa substância provoca cáries, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. A diabetes tipo II, por exemplo, está relacionada indiretamente ao consumo excessivo de açúcar. “Essa doença está associada, entre outros fatores, ao excesso de peso corporal e, nesse caso, o aumento do peso pode estar relacionado ao consumo excessivo de lipídeos e carboidratos, incluindo o açúcar simples”, afirma Nádia.
Para a nutricionista Raquel Sanchez Franz, também da CAS, uma opção saudável é substituir o açúcar branco (como o cristal, refinado e de confeiteiro) pelo açúcar mascavo ou demerara, que preservam mais os nutrientes do alimento. “No entanto, deve-se ter moderação na quantidade de quaisquer desses açúcares”, alerta. Já em relação ao adoçante ela diz que o uso deve ser avaliado por um nutricionista. “[O produto] geralmente é recomendado em casos específicos como diabetes e obesidade. Além disso, vale lembrar que os adoçantes também possuem um limite máximo de ingestão”, ressalta.

Fonte: Luís Felipe Sardenberg / Comunicação Interna / Agência Saúde

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Distrito Sanitário Sul discute Plano Operativo de Unidades



Foi realizado no dia 20 de Fevereiro mais um encontro com as Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Sul para a apresentação do plano operacional das unidades, esses encontros tem como objetivo a apresentação e discussões do planejamento local anual elaborado pelas próprias unidades de saúde, no encontro foram tirado duvidas pela equipe da ASPLAN, os participantes  dividiram ideias e compartilharam ações para uma melhor desenvolvimento do plano. 

Participaram do encontro os diretores e administradores das unidades de saúde, Diretor e Chefe de planejamento do Distrito e equipe da ASPLAN da SMS.

Plano de Metas instituído pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Natal é constituído por 2 (dois) eixos:

EIXO 1:GESTÃO DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE.

EIXO 2:GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DO SUS





Saúde municipal faz capacitação sobre a implantação da vacina HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) realizou nesta quinta- feira 20, pela manhã, no Departamento de Vigilância em Saúde, um curso de habilitação sobre a implantação da vacina HPV (Papiloma Vírus Humano) para os servidores do setor de Vigilância Epidemiológica dos cinco Distritos Sanitários de Natal.

A chefe do NAI, Solange Cruz explica que “a capacitação é para qualificar os profissionais que trabalham com imunização, visando melhor atender a campanha do HPV, que tem como objetivo imunizar 80% da população alvo, ou seja, 16.069 adolescentes”.

A vacina HPV destina-se a adolescente na faixa etária de 9 a 13 anos, passará a integrar o calendário básico de vacinação e já estará disponibilizada a partir 10 de março nas unidades de saúde. O tema deste ano é “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”.

A Campanha se dará em diferentes etapas, de acordo com a faixa etária: este ano é para adolescentes dos 11 aos 13; em 2015, dos 9 aos 11 anos; e a partir de 2016, para meninas com 9 anos. A imunização é feita em três doses: 1ª dose, a partir de 10 de março 2014; 2ª dose, a partir de setembro de 2014; e a 3ª dose, 5 anos após a primeira dose.

A vacina só é contraindicada nos casos de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina; hipersensibilidade imediata grave a levedura e Gestação.

O total de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos é 20.086 em Natal. No Rio Grande do Norte é de 88. 782 adolescentes.

A campanha do HPV é uma iniciativa do Ministério da Saúde, sendo a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário.

A doença

O HPV é o vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou na transmissão vertical. Atualmente no mundo 290 milhões de mulheres são portadoras do vírus HPV. Destas, 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, presentes em 70% dos casos do câncer do colo do útero.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18586.html

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Processo Seletivo da saúde municipal tem 6.532 inscritos

O Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para trabalhar na Rede de Atenção à Saúde no município de Natal teve suas inscrições encerradas na última sexta feira (7) com um total de 6.532 inscritos.

O processo de seleção será constituído de avaliação curricular referente aos últimos 10 anos de atuação do candidato. A Avaliação será realizada levando-se em consideração a pontuação e os critérios definidos no edital.

Os candidatos inscritos deverão ainda entregar, de hoje a sexta-feira (14), a cópia do comprovante de inscrição emitido pelo sítio da Prefeitura Municipal do Natal (www.natal.rn.gov.br) e o Currículo profissional com originais e cópias da documentação comprobatória das atividades realizadas em envelope tamanho ofício.

A entrega dos documentos ocorre no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, que fica no Centro de Ciências da Saúde, situado na Avenida Nilo Peçanha, s/n, em Petrópolis (vizinho ao HUOL). Documentos originais serão devolvidos após a conferência.

O profissional selecionado deverá desenvolver suas atividades junto a Rede de Atenção a Saúde do município de Natal, prestando serviços por um período de 01(um) ano, podendo o contrato ser prorrogado por igual período.

Veja a relação do número de inscritos por profissão:


  • Assistente social (357),
  • Cirurgião dentista (220),
  • Enfermeiro (846);
  • Farmacêutico (156),
  • Farmacêutico bioquímico (74),
  • Fisioterapeuta (223),
  • Psicólogo (236),
  • Técnico de enfermagem (1162),
  • Técnico de laboratório (104),
  • Técnico de informática (151),
  • Recepcionista (821),
  • Agente administrativo (1093),
  • Auxiliar de farmácia (131),
  • Auxiliar de manutenção (58),
  • Auxiliar de consultório dentário (93),
  • Arquivista (210),
  • Cozinheiro (92),
  • Copeiro (370),
  • Maqueiro (135).
Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18528.html


Doulas comunitárias atuarão na Maternidade Felipe Camarão

Vinte e nove mulheres que receberam capacitação para atuarem como Doulas comunitárias passarão a atuar como voluntárias, a partir da próxima semana, na Maternidade Felipe Camarão.

Segundo a coordenadora de Ações programáticas em Saúde, Clarissa de Leon, as Doulas assinaram um Termo de Voluntariado e será feita uma escala com a supervisão da Maternidade Felipe Camarão.

As Doulas foram capacitadas em um curso que aconteceu de 17 a 19 de janeiro deste ano, para dar apoio físico e emocional para as mulheres em trabalho de parto, ajudando com a amamentação e procedimentos pós-parto.

O Curso de Formação de Doulas Comunitárias foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Associação de Doulas do RN.





Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18528.html

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sala de Vacinas da Unidade de Saúde do Jiqui retorna atividades

A sala de vacinas da Unidade de Saúde do Jiqui está em pleno funcionamento desde a última segunda-feira (3). Fechada desde junho de 2013, a sala de vacinas passa a fornecer à população de Natal todas as vacinas do calendário básico de vacinação como Hepatite B, Antitetânica, Pentavalente, Triplice Viral, Tetra Viral, DTP, Pólio oral e injetável e Rotavirus.

Segundo a administradora da Unidade, Rilva Moreira Guerra, a sala de vacinas funciona diariamente no período da manhã.

A Unidade de Saúde do Jiqui disponibiliza ainda, à população, atendimento com clinico geral, pediatra, nutricionista e assistente social e deve normalizar o trabalho com grupos de gestantes, idosos e adolescentes durante o ano.
A Unidade de Saúde do Jiqui fica na Rua União dos Palmares, 11, no bairro Neópolis.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-18516.html


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

As quatro Policlínicas de Natal passarão por reformas com recursos de emenda parlamentar

As quatro Policlínicas da rede de saúde pública, que cobrem as quatro regiões administrativas de Natal, vão passar por obras de reforma. O secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, assegurou esta semana em Brasília, junto à deputada federal Fátima Bezerra, recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 2,5 milhões para serem investidos nessas
unidades de saúde.

Segundo Cipriano, o objetivo é melhorar as condições estruturais de ambiência e, consequentemente, a oferta de serviços na Atenção Especializada Ambulatorial, que hoje é um dos grandes gargalos do sistema no âmbito municipal.
“Deveremos estar apresentando esses projetos e cadastrando já a partir da próxima semana, para que a gente consiga liberar esses recursos no mais curto prazo de tempo possível”, garantiu o secretário.

Ainda em Brasília, Cipriano Maia buscou tratou de pleitos relativos à secretaria de Saúde, como a renovação da frota de veículos do SAMU Natal. O secretário participou da posse do novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no Palácio do Planalto, e da I Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no Sistema Único de Saúde (Expogep).

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/




Reajuste de 8% é aprovado por vereadores em Natal; agentes de endemias também ganham benefícios




O projeto de lei que concede reajuste de 8% no salário dos servidores municipais foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (5), durante convocação extraordinária. Na ocasião ainda foi aprovado o projeto que regulariza a função dos agentes de endemias.
Vale destacar que o projeto foi aprovado em 1ª e 2ª votação, com valor retroativo a janeiro de 2013. O reajuste terá impacto de R$ 16 milhões por anos nas finanças da prefeitura.
Já o projeto que garante o aumento no número de agentes de combate as endemias do município foi aprovado em 1ª votação e segue para discussão em 2ª votação. Assim que aprovado, de início, 1750 vagas devem ser criadas, sendo 750 para agentes de combate de endemias e 1000 para agentes comunitários de saúde. Outra boa notícia para classe é uma emenda do vereador Ubaldo Fernandes, que garantiu que os 1.154 agentes que desempenham a função há mais de 10 anos tenham suas vagas garantidas. Outras 596 vagas remanescentes devem ser disputadas através de concurso público ainda este ano.

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/