quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oficina discute implantação de ouvidoria na SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta terça (30), às 8h30, no Auditório do IFRN Cidade Alta, uma oficina para a implantação de uma ouvidoria na Secretaria. A oficina é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilderlei Soares, a oficina teve como objetivo ver e analisar o que foi feito e a partir da discussão identificar as condições em que se encontra o sistema atual para elaborar o cronograma de criação de uma ouvidoria.

Para a criação do serviço existem alguns critérios, como o lançamento de um Edital que permitirá a escolha, pelo secretário municipal de Saúde, de uma lista com seis pessoas das quais três serão escolhidas pelo Conselho Municipal de Saúde, além da definição do espaço físico da ouvidoria.

A oficina teve a participação dos diretores dos quatro Distritos Sanitários; do 
representante da Ouvidoria Geral do Município (OGM) e dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Ouvidoria do município

A informação do representante da OGM na oficina é que o novo sistema de ouvidoria da prefeitura está 100% pronto, faltando apenas alguns ajustes para que passe a funcionar, devendo estar no ar em aproximadamente 120 dias. O novo sistema vai facilitar o processo de denúncia e escuta por meio do preenchimento de um formulário que deverá dar mais rapidez ao processo.

Atualmente a Ouvidoria Geral do Município funciona na rua Vigário Bartolomeu, 572 - Cidade Alta e recebe denúncias pelo e-mail ouvidoria@natal.rn.gov.br ou do telefone 3232-9051.

























segunda-feira, 29 de julho de 2013

Vacinação antirrábica volante prossegue nos cinco distritos sanitários









A campanha de vacina antirrábica volante já vacinou 2.500 animais, desde que foi iniciada no dia 23 de julho. A camapnha volante realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), objetiva aumentar a cobertura vacinal de cães e gatos, proporcionando mais comodidade à população e reduzindo as filas no dia “D” da campanha, que acontece no dia 14 de setembro.

Segundo o chefe da Divisão de Controle da Raiva e outras Epizootias do CCZ, Canindé Carlota, já foram vacinados 2.500 animais. A vacinação com postos volantes nos cinco distritos sanitários da Capital segue até a campanha nacional, que acontece de 14 de agosto a 14 de setembro.

A vacina é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação, é gratuita, e estar disponível durante todo o ano no CCZ e nas campanhas da Secretaria Municipal de Saúde.

Locais de vacinação antirrábica em agosto:

Distrito Sanitário Leste: 

01/08/2013 – Escola Municipal – EM - Laura Maia, Rua do Motor s/n Praia do meio.
02/08/2013 – Escola Estadual – EE - Estela Gonçalves, Rua Ferreira Nobre s/n Alecrim.
05/08/2013 - E.E. Jerônimo Queiroz, Rua Antônio de Melo, 1250, Barro Vermelho
06/08/2013 - Centro de Saúde Aparecida, Rua Guanabara 195, Mãe Luiza.
07/08/2013 - E.E. Izabel Gondim, Rua Largo Professor Acrisio Freire - Rocas.


Distrito Sanitário Norte:

08/08/2013 - Centro de Saúde da África, Rua João Medeiros Filho S/N Redinha.
09/08/2013 - Nega Rações, Rua Itaboraí, 73, Santarém.
12/08/2013 - Vádson Rações, Rua dos Caboclinhos, 982, Nova Natal.
13/08/2013 - Escola Estadual Alceu Amoroso, Rua do Baião S/N – Nova Natal.
14/08/2013 - Escola Estadual Rômulo Wanderley, Rua Piratininga S/N – Soledade I.
15/08/2013 - Centro de Saúde do Panatis, Rua das Pimenteiras S/N – Panatis II.
19/05/2013, Farmácia Mayara, Av. dos Expedicionários S/N – Pq. Dos Coqueiros.
20/05/2013 - Lar Mãe Lúcia, Av. Tomaz Landim, S/N – Paraíso.
21/08/2013 - André Rações, Rua Dr. Álvaro Ozório, S/N – Pajussara.
22/08/2013, Hugo Rações, Av. Maranguape, 3837 – Jardim Progresso;
23/08/2013 - Branca Rações, Rua Abimael Florêncio, 1597 – Jardim Primavera.

Distrito Sanitário Sul:

03/09/2013 – Pronto Clínica Veterinária, Rua Romualdo Galvão, 1503 – Lagoa Nova.
04/09/2013 - Escola Estadual Nestor Lima, Rua São José S/N – Lagoa Nova.
05/09/2013 - Centro de Saúde de Mirassol, Rua das Violetas, S/N – Mirassol.
06/09/2013 - Escola Municipal Josefa Botelho, Rua Manoel Congo, S/N – Vila de P. Negra.



Outras informações:
Francisco Canindé Carlota - Chefe de Divisão de Controle da Raiva e outras Epizootias / CCZ / SMS
Fone: 3232 8235 / Cel: 8873 6811

Natal supera meta de vacinação contra a paralisia infantil











A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil realizada pela Secretaria Municipal de Saúde supera meta do Ministério da Saúde, em Natal.

Segundo dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, responsável pela campanha, Natal atingiu 96,64%, o que equivale a 48.983 crianças vacinadas de um total de 50.685, 
que compunha o universo infantil da cidade. 

“Natal superou a meta do Ministério da Saúde em razão da dedicação dos profissionais, que fizeram a vacinação da população alvo nos postos de saúde e com atividade extra-muros, indo às residências. Com isso, contribuímos para garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro”, destacou a chefe do Núcleo de Agravos imunopreveníveis, Solange Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal se prepara para a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que acontece de 24 a 30 de agosto de 2013.



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Palestra na UBS Mirassol lembra o Dia do Homem

Profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde do Mirassol, realizam nesta segunda-feira (15) a partir das 8h, palestra para comemorar o Dia do Homem. O encontro pretende reunir em forma de "Sala de Espera" pacientes e usuários que busquem atendimento para consultas ou procedimentos diversos.

Na ocasião serão abordados temas sobre responsabilidade social, doenças sexualmente transmissíveis ( DST'S ) e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O evento será coordenado por Perceval Carvalho sociólogo, com participação de Edna Paiva, assistente social. 

Para Márcia Barreto diretora da unidade, "ações dessa natureza orientam e despertam interesse para os cuidados e prevenção das doenças que mais acometem o homem".

A Unidade Básica de Saúde de Mirassol fica localizada na rua das violetas s/n , conjunto Mirassol, zona sul de Natal.

Unidades de saúde se fundem e melhoram atendimento à população local

As unidades municipais de Saúde do Pirangi e do Jiqui, Distrito Sanitário Sul de Natal, estão redistribuindo seus serviços para melhor atender a população local. Por deter uma melhor estrutura física, a unidade de Pirangi está recebendo o reforço das equipes médicas do Jiqui e passará a oferecer atendimento em mais especialidades nos expedientes da manhã, tarde e noite.

“As duas unidades isoladas apresentavam deficiências no atendimento. Optamos por fazer uma fusão, ficando o atendimento com a unidade de Pirangi que tem uma estrutura predial melhor, mas tinha deficiências de profissionais”, argumenta diretora da Unidade de Sáude do Pirangi, Miraci Teixeira da Costa. 

Para a diretora a fusão ocorre de forma planejada, para que a população usuária tenha informação e não tenha os serviços descontinuados. Com isso, toda a parte ambulatorial já está completamente funcionando no Pirangi, com clínico geral, ginecologista e pediatra. A unidade de saúde também teve reforçada a equipe de enfermagem e passou a contar com o serviço odontológico.

A população atendida pelas duas unidades é a mesma. Com a fusão, um serviço que estava funcionando parcialmente em Pirangi deverá voltar a sua plenitude. É o Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), que passará a ocupar o prédio onde ainda funciona a unidade do Jiqui.
Na unidade de saúde do Jiqui eram realizados cerca de 800 atendimentos por mês, número que se somará aos três mil procedimentos que são feitos na unidade de Pirangi.